sexta-feira, 30 de março de 2012

Ísis

A mãe do Egito antigo.
Na Ilustração a Deusa Ísis surge alada.
- Ísis foi e é para muitos até hoje a deusa egípcia que protege e ama de coração a natureza e a magia natural do mundo, ou seja, aquela  magia que esta presente em todos nós,que veem das forças dos elementos naturais. (terra,fogo,água,ar e espírito)
- Na língua materna seu nome é Auset, é a mãe do deus Horus e irmã do deus Osíris, o qual futuramente veem a se tornar seu marido. (No antigo Egito era comum relacionamento amoroso envolvendo parentes, não era condenável como o cristianismo passou a pregar) Ísis foi responsável pela ressurreição de Osíris,já que um de deus dons naturais é a proteção dos mortos ela reuni todos os pedaços do corpo de seu marido morto pelo deus Seth e o dá nova vida.
- Comenta se que quando o rio Nilo aumenta de tamanho em época de cheia significa simbolicamente as lágrimas que a deusa deixou cair ao ver seu marido morto. De acordo com os historiadores o culto a deusa Ísis se iniciou por volta do ano 2.500 a.C durante a V dinasta egípcia. Ela é a primogênita do deus Geb e da deusa Nut. (deus da Terra e deusa do firmamento)Tem como característica marcante a simplicidade em sua personalidade, era adorada pelos escravos, camponeses, pescadores e artesãos. Pelo fato de ser uma divindade e viver entre os mais humildes era admirada também pelos governantes e aristocratas. 
Deusa Ísis e Deus Osíris
- A deusa Ísis é símbolo da maternidade e da fertilidade, ela ama as crianças e acredita que todas devem ser respeitadas pois são o início de todo um novo ciclo de vida que se inicia e deve ser esculpido para que no futuro venha a proporcionar alegrias para o mundo. O culto a deusa Ísis superou toda a pressão da era cristã, até os dias de hoje atrai admiradores ao redor do mundo.
Herbert F.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário