quarta-feira, 15 de junho de 2011

A garota que calou o mundo...

A esperança de uma nova geração.


Durante toda sua evolução o homem constrói meios para facilitar seu estilo de vida e permitir maior conforto e bem estar para sua subsistência, as invenções de tempos atrás, mais precárias e utilizando recursos básicos não se comparam as que hoje infestam as redes comerciais ao redor do mundo. A população cresceu de forma absurda e agora passamos dos seis bilhões. Os recursos naturais estão se esgotando e pouco é feito para reverter uma situação de caos que logo tomará conta do nosso planeta. Quando deu inicio a grande revolução industrial, o encantamento de um novo mundo, o surgimento da máquina e as chances de enriquecimento transformaram as mentes da grande maioria das pessoas e não se preocuparam com as conseqüências da produção de bens poluidores, até mesmo pouco se falava de efeito estufa, buraco na camada de ozônio etc.

A ganância respirada num sistema capitalista que só promove lucros impede muitas empresas cumprir contratos de proteção ao meio ambiente e possam promover seus produtos de maneira sustentável. Se todas as marcas e todos os empresários desenvolvessem consciência ambiental em suas empresas muitas delas que só se desenvolvem graças á degradação do meio ambiente provavelmente iriam á falência.

O assunto é mais complexo do que aparenta, enquanto o dinheiro na cabeça dos que têm poder valer mais a pena do que o próprio planeta, nunca sairemos deste impasse. Ás vezes penso que as pessoas acreditam ter uma casa de veraneio em Marte, acreditando que quando tudo aqui na Terra terminar irão pegar suas naves espaciais e se mandarem para lá. É aqui o nosso lar, se não vivermos bem aqui em harmonia com nosso semelhante e com a natureza para aonde iremos? O que será das futuras gerações? O que será de nós mesmos?!

Participe de um novo mundo, de uma nova consciência! Tenha atitude e mude seu modo de vida , seja mais VERDE, preserve, cuide daquilo que pertence a todos nós. Mudar não é fácil, existe um processo diário de policiar-se para não cometer os mesmos erros, você encontrará muitos que dirão pra você que é bobagem, que é impossível e que é perda de tempo. Lembre-se de que o impossível só se torna possível quando a gente quiser. Se mudar o mundo dependesse apenas da minha vontade pode ter a certeza que ele já seria um lugar melhor, mas vivemos em sociedade, cada um de nós deve fazer a sua parte para que um todo seja beneficiado. 
Esta é a menina que calou o mundo por 5 minutos quando aos 12 anos proferiu este discurso durante a ECO 92 - Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro (Brasil, 1992).Severn Suzuki em uma foto de 2007, é hoje ativista ambiental, palestrante internacional, apresentadora de TV, autora e membro ativo do painel sobre Meio Ambiente das Nações Unidas.


Texto Herbert F.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário