- Nefertiti nasceu no ano de 1380 a.C, seu nome significa “A mais Bela chegou”. Ficou conhecida por ser a esposa do faraó Akhenaton, os dois foram responsáveis por tentar substituir no país o culto politeísta pela reverência a um deus único, o rei sol Aton.
- Esta mulher chegou a se tornar em uma época o símbolo feminino mais poderoso do mundo, seu reinado foi marcado pela peste que levou á morte inclusive uma de suas filhas. Sacerdotes que também possuíam grande poder sob a população eram contra o regime monoteísta propagado pela rainha Nefertiti e Akhenaton, daí surge o argumento de alguns egiptólogos de que ela possivelmente foi assassinada por algum grupo de pessoas contra seu regime religioso.
- É incontestável, no entanto de que Nefertiti era admirada e adorada pela grande parte da população egípcia. Comparada a outros grandes nomes do Egito Antigo, a rainha mais bela de todas possuí um arquivo ainda misterioso e limitado, sua múmia até hoje não foi oficialmente descoberta, existem vários doutores especializados em Egito Antigo á procura de sua História e de seus legados.
- Obras monumentais erguidas a mando da rainha Nefertiti tiveram seu rosto desenhado corrompido por possíveis pessoas que eram contra seus princípios. Recentemente uma tumba com três múmias foram encontradas, todas da nobreza da época em que a rainha egípcia viveu apenas uma delas, uma mulher estava com seus pertences roubados e com seu rosto e corpo esmagados pelos ladrões de tumbas. Seria a múmia de Nefertiti?
- No ano de 1912 uma expedição ao Egito realizada por alemães encontraram na terra natal da rainha uma escultura que julgam chamar como “o busto de Nefertiti” (imagem ao lado), um símbolo de referência estética de beleza e poder que marcou o Egito Antigo. Ela sempre usava a cabeça raspada para evitar doenças e principalmente ataques de piolhos, possuía muitas perucas, porém mantinha a maior parte do tempo sua cabeça coberta por uma estreita coroa e nas orelhas brincos circulares.
- Ela teve uma vida extraordinária, casou-se criança, foi rainha, deusa viva e Faraó herege. Uma revolucionária que tentou transformar o Egito e falhou, mergulhando o país numa crise que provavelmente provocou sua morte. Seu enteado Tutancâmon foi o sucessor de seu trono após sua morte. Nefertiti foi uma mulher que contestou sábios e fez valer o que acreditava, tudo isso em uma época em que as mulheres não tinham voz.
Herbert F.R
Herbert F.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário