segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dengue

Como superei esta doença...


- Já faz um bom tempo que não escrevo no meu blog, devido a problemas particulares e falta de tempo eu fui obrigado a deixar de lado minhas postagens... No começo deste mês iria retornar as atividades aqui no estilo verde, porém fui pego de surpresa por uma doença que me deixou muito mal de saúde, ao ponto de ficar de cama por quinze dias, peguei dengue!

- Com a época de chuvas e calor os números de casos de dengue aumentam absurdamente e todos nós estamos vulneráveis a contrair esta doença que é de extrema importância para a saúde pública. Medidas simples como colocar areia em pratinhos de plantas, não deixar água parada, limpar calhas e caixas d’água fazem toda à diferença.

- Tudo começou numa quarta feira eu estava com febre , tontura e dor de cabeça, à princípio pensei que fosse uma crise de sinusite, não dei muita importância e deixei para ir ao médico no dia seguinte. Na quinta feira estava fraco, com dores de cabeça e febre. A médica me receitou antibiótico porque considerou que fosse uma crise realmente de sinusite, neste dia comecei a ter diarréia e dor nos olhos, a falta de apetite era tamanha que eu hoje curado estou cinco quilos mais magro.

- Tomei o antibiótico até sábado, vendo que não melhorava meu quadro voltei ao médico, desta vez fui a outro hospital. Conversando com o médico ele me disse que eu estava com os sinais e sintomas de dengue, tomei um susto e perguntei se era certeza já que não tinha realizado nenhum exame. Ele me pediu para fazer exame sorológico. Voltei pra casa e depois de três dias peguei o resultado que infelizmente deu positivo.  Dengue não tem remédio específico, repouso em absoluto e analgésicos (não se usa acido acetilsalicílico) para controlar as dores são administrados.

- No total foram quinze dias de muita dor, cansaço, sensação de morte mesmo e tudo por culpa de uma picada de mosquito. Deixo aqui o meu testemunho de que a Dengue é uma doença séria! Em alguns casos ela pode levar à morte principalmente se for do caso hemorrágico. É importante procurar sempre orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas pois as manifestações iniciais da doença pode ser confundidas com outras doenças dificultando assim um diagnóstico e um tratamento adequado.

- A Dengue clássica apresenta como sinais e sintomas:
Febre alta com início súbito;
Fortes dores de cabeça;
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos;
Perda do paladar e apetite;
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo;
Náuseas e vômitos;
Extremo cansaço,moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.  

Foto retirada do site www.dengue.org.br
- Por favor, caro leitor deste blog, ajude a prevenir que novos casos de dengue aconteçam, vivemos em um país de clima propício para a proliferação do mosquito, só depende de nós através de pequenas grandes atitudes controlar os casos em nosso bairro, cidade e país.
Herbert F.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário