quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bullying

Não há nada de novo nisso...

Atualmente o bullying é um assunto que domina todos os meios de comunicação, é comum assistirmos na Tv e encontrarmos na internet discussões a respeito. Mas o que eu não vejo durante estes debates sobre o tema é uma solução significativa. Bem, em minha humilde opinião, o bullying é conseqüência de uma má educação em quase 90% dos casos. Existem pessoas que obviamente nascem em berço de ouro, possuem educação e mesmo assim agridem as pessoas e possuem uma má índole, isso a psicanálise e a psiquiatria avaliam, mas como disse a educação defeituosa causa o bullying.

Hoje em dia ocorre de forma muito mais violenta porque se perdeu o respeito completo pelo próximo. A formação familiar e escolar é outra, os alunos não recebem o básico de regras, vivemos a era em que tudo o menor pode fazer por estar amparado pelas “leis” que servem apenas para complicar o processo de aprendizado. Não, não estou dizendo que o correto é agredir o aluno com régua ou coisas afins... Mas considero importante rever os estatutos vigentes e re pensar sobre muitas coisas.  

No Brasil de acordo com pesquisas realizadas em 2010, revelou que são mais freqüentes bullying com alunos da quinta a sexta série e que a maior incidência dessa prática ocorre em Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. O bullying pode ser dividido em duas categorias, sendo a primeira, direta que é a forma mais comum e a forma indireta sendo caracterizada pelo isolamento social da vítima.

 Geralmente as pessoas que presenciam o bullying não denunciam os atos nem intercedem por medo de sofrer violência do agressor e se tornarem as novas próximas vítimas dos atos. Um detalhe importante é que mais da metade dos bullyings ocorre na ausência do professor, ou seja, nos intervalos, entrada e saída da escola, é claro que existem também bullying entre aluno e professor.

É comum encontrarmos agressores que possuem histórico familiar danificado, com problemas de violência em casa e no circulo de amigos. O agressor se revolta agredindo uma pessoa mais “fraca” como forma de suprir o que ele vive no dia a dia , lembrando que existem sempre casos em que o agressor não tem motivos para cometer o bullying , ele o faz apenas pelo simples prazer de ver alguém sofrendo.

Todos nós já praticamos bullying em algum colega de escola, aliás acho normal do ser humano inventar apelidos e fazer piadinhas, TODOS NÓS FAZEMOS, porém quando envolve violência é necessário punição de imediato.Educação se recebe em casa, no colégio vamos para desenvolver outro tipo de aprendizagem, pena que não são todos os lares que as crianças recebem instrução necessária para a vida.


Texto Herbert F.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário